Programa Carta da Terra em Ação

Publicado às 18:04 por Débora

Participação política e engajamento cívico são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. Para tanto, assegurar mecanismos de participação que garantam a presença constante da sociedade civil nas discussões com a esfera pública é primordial.

Neste contexto, Rafael Calábria, geógrafo e especialista em mobilidade urbana, conduzirá o encontro “Cidadania Ativa” apresentando a estrutura destes mecanismos na Cidade de São Paulo.
Nosso objetivo com esta palestra é estimular a participação social, difundindo informações sobre esses mecanismos e suas reais possibilidades de atuação na efetivação de uma democracia participativa na cidade.
Dentro da lógica do fomento a uma sociedade ativa e consciente, buscamos com esse debate questionar a participação nas tomadas de decisão, reconhecendo estes mecanismos como importantes oportunidades de transformação da cidade, já que priorizam a defesa de interesses coletivos e impulsionam estratégias de mudança socioambiental.

Venha conhecer e problematizar tais mecanismos, a fim de promover uma mudança de comportamento quanto aos espaços coletivos, gerando maior comprometimento com nossa Cidade.

Palestrante: Rafael Calabria é geógrafo, com especialização em mobilidade urbana. Atua como conselheiro em ONGs e associações como o Conselho Participativo Municipal, Cades, Rede Nossa São Paulo e a Associação Nacional dos Transportes  Públicos. Também ajudou a criar o grupo Mobilidade Pinheiros que discute questões de mobilidade junto ao poder público.

Palestra - Cidadania Ativa: o uso de mecanismos de participação na cidade de São Paulo
Dia: 26 de fevereiro, das 19h às 21h
Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera
Av. Quarto Centenário, 1268. Acesso pelo portão 7A. - Estacionamento no local

Não é necessária inscrição prévia.