Programa Carta da Terra em Ação

Publicado às 22:33 por Débora
Formação de agentes socioambientais urbanos


Olá amigos,
Depois de muita construção coletiva o Programa Carta da Terra em Ação, da Umapaz, abre inscrições para a 12ª turma da Formação de Agentes Socioambientais Urbanos.

No ano em que a Carta da Terra comemora 15 anos e as Nações Unidas concluem um amplo processo participativo para o estabelecimento de uma agenda pós 2015 visando o Desenvolvimento Sustentável, a Umapaz se insere neste contexto procurando trazer aos futuros agentes socioambientais urbanos a discussão sobre a importância do protagonismo frente a sustentabilidade.

Buscamos reunir pessoas de todas as esferas, engajadas a planejar, gerenciar e encontrar soluções para os problemas que ameaçam a sustentabilidade do nosso planeta, refletida em larga escala na vida nas cidades. Podemos - e devemos - desempenhar um papel decisivo na construção de conhecimento, habilidades e valores para descobrir respostas aos desafios ambientais.

Soluções tecnológicas e econômicas já não são mais suficientes, assim como regulações políticas e incentivos financeiros. É preciso uma mudança fundamental na maneira de agir e pensar. Este é o convite feito durante toda esta Formação. Convite ao diálogo para rever seus conceitos e valores, construir bases sólidas, aprimorar ferramentas e compartilhar experiências, procurando novas formas de perceber a cidade que nos cerca.

Nosso caminhar coletivo começa por um Módulo Introdutório que apresenta o fio condutor da Formação, composto pelos seguintes temas:


Para completar seu livre percurso de aprendizagem, o participante ainda deverá cumprir duas etapas: (a) Desenvolver uma ação socioambiental, com relevância territorial, conforme sua linha de reflexão e atuação; (b) Escolher 03 atividades extras aos sábados.

Data: de 14 de abril a 21 de julho de 2015 (terças e quintas-feiras), das 19h às 22h
Carga horária: 100 horas
Local: Av. Quarto Centenário, 1268 – Parque Ibirapuera, Portão 7A – São Paulo, SP
Público: cidadãos interessados e abertos a compreender a complexidade da cidade, conhecendo ferramentas e vivenciando experiências que qualifiquem sua atuação em São Paulo.

Inscrições encerradas
Os interessados que se inscreverem depois de 05 de abril farão parte da lista de espera.

Dúvidas e sugestões, por favor, escreva para cartadaterra@prefeitura.sp.gov.br
(Programação sujeita a alteração)