Programa Carta da Terra em Ação

Publicado às 13:16 por Débora

Visando potencializar a rede de agentes socioambientais urbanos, o Programa Carta da Terra em Ação promove o curso descentralizado “Articulação de agentes socioambientais territoriais”.

Partimos do pressuposto que para colaborar com uma rede de transformação na cidade é necessário a aproximação dos diversos agentes socioambientais urbanos que já estão atuando na cidade. E, portanto, oferecer espaço de aprofundamento de conceitos para esta atuação, bem como de ferramentas que colaborem com ações territoriais de caráter coletivo e diverso, proporcionará mudanças de postura com relação a cidade.

É nesta visão de Atuação Socioambiental que o Programa Carta da Terra em Ação pretende abrir um diálogo mais aproximado com o território, colaborando na (i) articulação dos agentes socioambientais, (ii) no fortalecimento de instrumentos de mobilização, engajamento e estrutura para ações mais efetivas e duradouras, assim como (iii) se aproximar de territórios e parceiros que muito colaboram com esta rede de transformação na cidade.

Para tanto, o curso parte do recorte territorial da Subprefeitura Ipiranga e se pergunta: Quais os potenciais educadores ambientais destes territórios? Quais ferramentas de atuação socioambiental podem ser relevante para ativar a cidadania e trazer protagonismo na transformação territorial? Como a Educação Ambiental e a Cultura de Paz podem ser aliadas nesta transformação?

Programação
- 08/06 Transição para sociedades sustentáveis;
- 15/06 Modelo de planejamento coletivo;
- 29/06 Resíduos Sólidos: oportunidade de transformação;
- 06/07 Pedagogia da cooperação e jogos cooperativos;
- 13/07 Desenvolvimento Territorial e Feira de economia solidária;
- 20/07 Articulação para produção de alimentos e horta;
- 27/07  Mediação de conflitos como ferramenta de articulação local

Serviço: Articulação de Agentes Socioambientais Territoriais - Turma 2 (curso gratuito)
Datas: de 08 de junho a 27 de julho de 2019, sábados-feiras, das 9h às 16h
Local: SESC Ipiranga - R. Bom Pastor, 822
Público: aberto a todos os interessados que morem ou atuem no território da Subprefeitura Ipiranga 
Vagas: 50 vagas (haverá seleção)
Inscrições até 27 de maio, clicando aqui (em breve)