Programa Carta da Terra em Ação

O Programa Carta da Terra em Ação








O Programa visa contribuir na formação de uma Rede de cidadãos preparados para atuar enquanto agentes socioambientais urbanos. O processo de aprendizagem contínuo e integrado é fundamentado na revisão de conceitos para a construção de uma sociedade sustentável.O Programa se fundamenta na participação e na formação do coletivo, na incorporação da cultura de paz em sua totalidade, na construção de uma rede que atenda aos interesses sociais, econômicos e ambientais, de forma indissociável; além de repensar os pilares do Desenvolvimento Sustentável.
A Rede Carta da Terra em Ação pretende reunir atores diversos que reconheçam a complexidade da cidade de São Paulo, visando torná-la sustentável e educadora.

O Programa tem cinco pilares conceituais e metodológicos: a Carta da Terra, a Agenda 2030, a Complexidade, a Cidade Educadora e as Metodologias Integrativas:

Carta da Terra

A Carta é um documento internacional acolhido pela UNESCO em 2002 que apresenta valores para uma sociedade sustentável global, fundada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e na cultura de paz.
Este documento é entendido no Programa como um chamamento para o protagonismo, alicerce para a atuação dos cidadãos na cidade de São Paulo. Procuramos pensar em uma metodologia para a sua prática baseada na coerência e na responsabilidade com a diversidade.

Agenda 2030

Concluída em agosto de 2015, a Agenda 2030 é um consenso entre os Estados-membros da ONU em que se estabeleceu 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas correspondentes.  Esse acordo é regido pelo princípio: “não deixar ninguém para trás”.
A aposta do Programa é combinar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com a complexidade do meio urbano em prol de garantir vida com dignidade a todos.
Para nós, pensar no princípio da Agenda 2030 contempla não apenas os seres humanos, mas a Comunidade da Vida. Para isso, é necessário rever alguns conceitos e práticas e pensar na atuação na cidade com base nessas metas globais e na inclusão de todos os seres.

Complexidade

O Programa Carta da Terra em Ação vê o ambiente urbano sob a ótica da Complexidade. Assim, para entender a cidade de São Paulo é importante um panorama que demonstre a multiplicidade de seus elementos. Vê-la como um espaço que atrai e conecta pessoas regido por leis e normas, mas principalmente por relações e culturas.
A cidade é, portanto, espaço dinâmico, resultado e resultante de formas de vida impactantes, onde a complexidade se dá pela variedade de componentes e dinâmicas e pelo modelo  de conexão entre eles.
Desta forma, é no espaço das cidades que o desenvolvimento sustentável e valores da Carta da Terra encontram maior desafio e oportunidade e evidenciam a necessidade de nos aproximarmos dos elementos deste meio revisitando, conhecendo, aprimorando e trocando percepções.

Cidade Educadora (Educação Integral)

A Cidade Educadora é aquela em que todos os seus atores estão integrados por um projeto comum, reconhecem seu potencial educativo, resultando em desenvolvimento para todos os seus cidadãos.
Assim, o Programa propõe articular os elementos da cidade para promover um território voltado à educação. Uma educação não apenas escolar, mas de responsabilidade de todos  tendo a cidadania como elemento central ao processo de aprendizagem.

Metodologias Integrativas

Nesta teia de ciclos, elementos, conteúdos e reflexões, o ato ou efeito de integrar, de tornar inteiro, ocorre pelas metodologias integrativas. Para o Programa, elas têm como objetivo integrar as dimensões emocional, mental, física e espiritual promovendo a abertura e o envolvimento para o aprendizado.

____________________________________________________________________

Gostou da nossa proposta e quer vir com a gente nesse desafio?

O Carta da Terra em Ação é dos programas da Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz da UMAPAZ, Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura da Paz, vinculada à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.
Para que tudo isso seja possível, o Programa dispõe os Seminários Educação Ambiental semeando a Cidade Educadora, cursos e palestras que aprofundam as bases de atuação propostas pelo Programa e nosso carro chefe: a Formação de Agentes Socioambientais Urbanos. Um curso de 100 horas/atividades estruturado em módulos que trazem uma teia de possibilidades para a transformação socioambiental para a cidade.