Programa Carta da Terra em Ação

Publicado às 10:45 por Débora

III Seminário Educação Ambiental semeando a Cidade Educadora
De que maneira a escola, cuja atuação visa a transformação do território, pode ajudar a criar cidades mais educadoras e sustentáveis?
Essa é uma das perguntas que serão feitas no III Seminário Educação Ambiental semeando a Cidade Educadora que, organizado pela Associação Cidade Escola Aprendiz e pela UMAPAZ, irá explorar as múltiplas conexões entre a Cidade Educadora e Educação Ambiental.

O evento, gratuito e aberto, reunirá professores/as e estudantes da rede municipal ”que buscam repensar a cidade de São Paulo, seus territórios e suas escolas” para dar visibilidade às ações socioambientais que vem sendo desenvolvidas em São Paulo. A proposta busca ainda fortalecer as redes organizadas a partir dessas duas agendas. 

“O seminário é um espaço importante de intercâmbio de experiências que articulam escola e território em prol da Cidade Educadora”, acredita Agda Sardenberg, Coordenadora Executiva de Programas da Associação Cidade Escola Aprendiz. Para Lia Salomão, coordenadora do programa Carta da Terra em Ação, da UMAPAZ, o evento tem como mérito valorizar as ações ambientais que as escolas já realizam, “potencializando políticas públicas e fortalecendo a educação ambiental como ferramenta de transformação da cidade”.

O dia de atividades será aberto por uma mesa com Agda Sardenberg (Aprendiz) e Mônica Borba (UMAPAZ), que irão discutir ”A escola como agente de transformação do território”. Em seguida, uma roda de diálogo com Laís Kerry, do Instituto Alana; Kleber Santanna, representando o programa São Paulo Integral da Secretaria Municipal de Educação (SME); e estudantes do Grêmio da EMEF Amorim Lima debaterá práticas e políticas públicas para uma Cidade Educadora. 

Na parte da tarde, os participantes se dividem entre oficinas e um World Café, onde experiências de educação ambiental serão estimuladas a dialogar com os eixos que compõem uma Cidade Educadora. Farão a mediação dessa atividade: Paula Dias, do Hey Sampa; Julia Dietrich, do Centro de Referências em Educação Integral; Evelise Barbosa, do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS); e Tatiana Montorio, do Departamento de Participação e Fomento às Políticas Públicas da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. 

O Instituto Catalisador realiza uma oficina com estudantes do ciclo autoral (7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental) da rede municipal da educação. Nessa etapa escolar, a construção do conhecimento se dá a partir de projetos curriculares comprometidos com a intervenção social, com a realidade dos estudantes e com a cidade onde vivem. Para apoiar professores nos processos de mediação de conflito na escola, a especialista Sandra Inês Baraglio Granja realizará uma oficina sobre o tema. 

A equipe da UMAPAZ recebe estudantes para uma aventura ambiental no Parque do Ibirapuera. A visita monitorada percorre os diferentes espaços desse equipamento, incluindo uma sessão do Planetário Aristóteles Orsini.

Redação Portal Aprendiz

Serviço – III Seminário Educação Ambiental semeando a Cidade Educadora
Data: 17 de junho de 2016 (sexta-feira), das 8h30 às 17h
Local: Av. IV Centenário, 1268 (São Paulo/SP)
Contato: cartadaterra@prefeitura.sp.gov.br
Capacidade máxima: 150 pessoas
Entrada grátis