Programa Carta da Terra em Ação

Publicado às 15:22 por Débora

Numa cidade complexa como São Paulo, cada pedacinho de seu território possui interesses e desejos diversos. As disputas por esses pontos de vista podem gerar conflitos socioambientais que se potencializam pela escassez ou distribuição desigual dos recursos disponíveis.

Uma generosa área livre, um espaço arborizado, um riacho. Sob o olhar de quem vê, podem ser considerados uma riqueza para se desfrutar, devendo ser mantidos para o lazer da população e pelos serviços ambientais que proporcionam. Ou podem ser vistos como um obstáculo para outros usos, como ampliação da oferta de moradias, equipamentos de saúde e educação, por exemplo.

Nesta disputa pela ocupação da cidade, todos os atores envolvidos apresentam excelentes argumentos justificando seu ponto de vista. Entretanto, será que suas escolhas consideram as repercussões socioambientais ao longo do tempo e espaço, pensando nas gerações presentes e futuras?

Para dialogar sobre essa e muitas outras questões o Programa Carta da Terra em Ação, em parceria com o SESC Itaquera, aterrissa novamente na Bacia do Rio Aricanduva. Com o curso Território, Transformação e Mediação de Conflitos Socioambientais buscamos mostrar que é possível, e desejável, trabalhar as relações socioambientais e seus conflitos de forma pacífica, respeitando a diversidade que caracteriza o ambiente, a sociedade e o bem comum. 

Conteúdo Programático
1. Histórico da Ocupação da bacia do Rio Aricanduva

2. A Identificação de Atores e a Formação de Coletivos
3. Estabelecendo Acordos
4. Comunicação não violenta
5. Diálogo
6. Mediação de Conflitos
7. Jogos Cooperativos como ferramenta de Educação Ambiental
8. Estudo de Caso
Facilitação: Fernando Rodrigues Deli, Marcos Sorrentino, Ana Lucia Catão, Rose Inojosa, Arnaldo Bassoli, Fabio Brotto, Grupo Estopô Balaio.
Coordenação: Débora Pontalti e Lia Salomão
Vagas: 50 vagas (haverá seleção)
Público: conselheiros, articulares locais, lideranças comunitárias e demais interessados no tema, com atuação ou residência na região da Bacia do Rio Aricanduva.
Dias: 5 de abril a 24 de maio de 2018, quintas-feiras.
Horário: das 14h às 17h.
Local: SESC Itaquera - Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000.

Inscrições: até 15 de março, neste link
Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.