Programa Carta da Terra em Ação

Publicado às 19:49 por Débora

Seminário “Comunidade e Escola Semeando a Cidade Educadora” instiga reflexão sobre as relações com o meio ambiente.

O que é uma cidade educadora? Qual o papel da escola e da comunidade em sua construção? Como torná-la sustentável e justa do ponto de vista do desenvolvimento? Para promover essa reflexão sobre as relações entre escola, comunidade, cidade e meio ambiente, a Associação Cidade Escola Aprendiz, em parceria com a Umapaz, e com apoio do Centro de Referências em Educação Integral, realizará, no dia 6 de março (sexta-feira), o seminário “Comunidade e Escola Semeando a Cidade Educadora”.

O encontro visa aproximar agentes socioambientais urbanos – formados pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente – e escolas da rede municipal que desenvolvem trabalhos de transformação socioambiental em suas comunidades, estimulando a troca de experiências e boas práticas entre estudantes, professores, gestores e também organizações comunitárias, técnicos em educação e iniciativas que trabalham com a questão do meio ambiente.

O seminário acontecerá das 9h às 18h, com duas mesas de debate – “A Comunidade na Cidade Educadora” e a “Escola na Cidade Educadora” – e um espaço de “café e prosa”, no qual serão expostas experiências de Bairros-escola. Entre os convidados já confirmados nas mesas, estão o economista Ladislau Dowbor, a educadora e arquiteta Bia Goulart e o Bairro Educador de Heliópolis.
Redação Portal Aprendiz

Seminário “Comunidade e Escola Semeando a Cidade Educadora”

PROGRAMAÇÃO
9h-9h30 - Abertura: Comunidade e Escola semeando a Cidade Educadora – a proposta
Ana Cristina Vellardi - Diretora da UMAPAZ
Helena Singer - Diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz
Lia Salomão e Débora Pontalti - Coordenadoras do Programa Carta da Terra em Ação

9h30-11h30 - (Assinale no formulário a atividade que deseja participar)
Atividade 1: Debate – A Comunidade na Cidade Educadora
O debate será mediado pela Paula Patrone, coordenadora executiva da Cidade Escola Aprendiz, e contará com o economista e professor da PUC, Ladislau Dowbor, a Presidente da Associação dos Moradores do Jardim Casa Branca e Adjacências, Dona Loudes, além do fundador do Coletivo Dedoverde, Renato Rocha de Lima e Manoel Flávio da Cruz, estudante do CIEJA Campo Limpo, que trarão suas experiências na articulação cidade e comunidade em seus territórios.
Atividade 2: Aventura Ambiental no Parque Ibirapuera
Visita monitorada com apresentação histórico-cultural do Parque, assim como sua flora e fauna, proporcionando experiências e vivências afetivas com o meio ambiente.

11h30-12h - Danças Circulares Sagradas
Prática integrativa que visa união do grupo. As Danças Circulares Sagradas, em diversas culturas, expressam a relação do ser humano com a natureza, com a sociedade e com a vida. Coordenação: Estela Gomes

12h-13h30 - Intervalo para o almoço

13h30-15h30 - (Assinale no formulário a atividade que deseja participar)
Atividade 1: Debate – A Escola na Cidade Educadora
O debate será mediado pela Agda Sardenberg, coordenadora executiva da Cidade Escola Aprendiz, e contará com a arquiteta, educadora e membro do Centro de Referências em Educação Integral, Bia Goulart; Fernanda Araújo, coordenadora de Promoção do Direito à Cidade; o diretor da EMEF Campos Salles, Braz Rodrigues Nogueira, alem dos Estudantes Nicole e Lucas apresentando suas experiências na estruturação e atuação junto ao bairro escola de Heliópolis.
Atividade 2: Desenho da Natureza
Atividade para o desenvolvimento do olhar, a expressão através do desenho e o cultivo da relação amorosa do ser humano com a natureza.. Coordenação: Maricy Montenegro

15h30-16h30 - Café com prosa: espaço de experiências
Exposição das experiências de articulação escola-comunidade para a transformação socioambiental dos bairros da cidade, como o Bairro Educador de Heliópolis.

16h30-17h - Fechamento
Distribuição dos livros da Associação Cidade Escola Aprendiz para os interessados

17h-18h - Danças Circulares Sagradas


Data: 06 de março de 2015 (sexta-feira), das 9h às 18h
Local: Av. Quarto Centenário, 1268 – Parque Ibirapuera, Portão 7A – São Paulo, SP
Capacidade máxima: 150 pessoas

Inscrições encerradas!

Dúvidas e sugestões, por favor, escreva para cartadaterra@prefeitura.sp.gov.br
Entrada franca.