Programa Carta da Terra em Ação

Publicado às 19:10 por Umapaz
Com pouco menos de dois meses para iniciarmos a Formação de Agentes Socioambientais Urbanos, muitos temas já estão confirmados!


O Módulo Introdutório da 12ª turma apresentará nossa proposta de caminho ao agente socioambiental urbano: estar aberto à diferentes visões de mundo e a questionar de padrões impostos. Partimos, neste primeiro momento do curso, questionando o conceito de Desenvolvimento Sustentável e a apresentação de uma Agenda pós2015. Vale a pena destacar, se estamos questionando nosso norte, será preciso questionar o caminho!

Vislumbramos, através da Educação Ambiental, uma forma de agir que preza pelo o todo, um caminho que agrega elementos objetivos e subjetivos, e vê a inovação necessária emergindo do coletivo. E como formar esse corpo coletivo? Como integrar e tornar inteiro? As metodologias integrativas, tão características no dia a dia da Umapaz, fazem esta costura e serão aqui apresentadas pela sua capacidade de unir as dimensões emocional, mental, física e espiritual, promovendo a abertura e o envolvimento para o aprendizado.

A Cidade de São Paulo é o nosso foco, procurando enxergar, para além de sua estrutura rígida, a beleza de sua caoticidade, dinamismo e auto-regulação, reconhecendo-a como em constante transmutação. Neste pano de fundo que permeia todo o curso, traremos a discussão, apresentada pela Educação Integral, de organizar a cidade em torno de uma Educação a favor de uma cidade mais sustentável, articulada e educadora, uma vez que a corresponsabilização entre escolas, comunidades, organizações sociais, empresas e poder público é ponto central da transformação deste espaço urbano.

Permeando todos os diálogos está a Carta da Terra, documento inspirador que chama a todos para o protagonismo, para ser parte de um todo que tem em comum a vontade de agir e transformar, a partir da percepção de que somos parte do problema e também podemos ser parte da solução.

E este é apenas o começo da nossa caminhada coletiva! Outros assuntos presentes nos Ciclos de Aprendizagem já confirmados são: ética e diálogo, sociologia urbana e a história das cidades, território: espaço de especificidades, unidades de conservação municipais, danças circulares sagradas, gestão de resíduos sólidos em São Paulo, Plano Diretor Estratégico (PDE), micro e macro economia, e mediação de conflitos.

Continue conferindo no Blog os temas e convidados já confirmados.