Programa Carta da Terra em Ação

Publicado às 17:48 por Débora
Da Educação Ambiental Escolar a Cidade Educadora

No dia 18 de setembro o Programa Carta da Terra em Ação convida à pensar a construção de uma cidade educadora através de importantes iniciativas de escolas municipais.
As Diretorias Regionais de Ensino Jaçanã/Tremembé e Penha estarão no centro da discussão e virão mostrar como as ações de educação ambiental são importantes estratégias neste sentido. Será um dia para trocar experiências que promovem a integração escola-comunidade através de temas pertinente à educação ambiental, fazendo emergir destas ações o repensar de práticas escolares.

O objetivo do seminário é fortalecer iniciativas desenvolvidas por escolas destes territórios no âmbito da educação ambiental, acreditando que as trocas fortalecem seu papel fundamental na construção de uma cidade educadora e sustentável.

Entendemos que para irmos destas ações fundamentais, mas ainda pontuais da escola, para uma transformação do modelo escolar, de forma que isso transborde à uma cidade educadora, vão muitos passos, porém conheceremos aqui como dar o primeiro passo e as muitas possibilidades que se abrem com ele. Nesta discussão, a presença daqueles que pretendem a transformação da nossa cidade para um ambiente mais justo e equilibrado é fundamental.

Seminário “Da Educação Ambiental Escolar à Cidade Educadora ”

PROGRAMAÇÃO


9h-9h30 Auditório 2
Abertura: da Educação Ambiental escolar à cidade Educadora - a proposta
Mônica Borba – Diretora DEA/Umapaz
Débora Pontalti e Lia Salomão – Coordenadoras do Programa Carta da Terra em Ação

9h30-10h30 Auditório 2
Palestra: A escola na cidade educadora
Em uma fala introdutória e provocativa, a palestrante trará a discussão da importância de ações transformadoras na unidade escolar e como irmos destas ações fundamentais para o repensar do modelo escolar de forma que isso transborde à uma cidade educadora.
Palestrante: Sonia Maria Portella Kruppa
Professora e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Foi professora da Educação Básica em escolas públicas municipais e estaduais e coordena, atualmente, pesquisa internacional sobre Avaliação Educacional. Graduada em Ciências sociais e pedagogia, possui mestrado e doutorado em Educação. 

10h30-12h Auditório 2
Debate - Ações que transformam: Escolas como espaços educadores sustentáveis
Com a mediação de Agda Sardenberg (coordenadora executiva da Associação Cidade Escola Aprendiz, especialista em psicologia escolar), esta mesa pretende trazer como as Diretorias de Ensino da Penha e Jaçana/Tremembé tem incentivado ações estratégicas nas escolas com o intuito de transformá-las em espaços educadores sustentáveis. A frente da questão ambiental nesses territórios, as especialistas Mirtes e Shirley fomentarão o debate a partir de estudos de casos reais e que aproximam cidade e território, educação e meio ambiente.


12h-14h Auditório 3 (Assinale no formulário a atividade/horário que deseja participar)
Café com Prosa: espaço de experiências
Espaço destinado a exposição e troca de experiências de escolas da DRE Penha e Jaçanã/tremembé que através do fomento a atividades de educação ambiental e da construção de espaços educadores sustentáveis nas escolas, tem impulsionado a cidade educadora em seus territórios.

12h-14h Sala 4 (Assinale no formulário a atividade/horário que deseja participar)
Bate papo com alunos
Através da apresentação de pequenos vídeos, alunos de EMEFs das duas Diretorias Regionais de Ensino convidadas irão mostrar as ações que estão acontecendo nas unidades escolares nas temáticas: àgua, resíduo, Para viver de bem com os bichos, horta e alimentação e estudo do meio; abrindo a debate sobre como os projetos dialogam com a cidade educadora.

Data: 18 de setembro de 2015 (sexta-feira), das 9h às 14h
Local: Av. Quarto Centenário, 1268 – Parque Ibirapuera, Portão 7A – São Paulo, SP
Vaga: 30 pessoas

Para se inscrever, clique aqui!

Dúvidas e sugestões, por favor, escreva para cartadaterra@prefeitura.sp.gov.br
Entrada franca.