Programa Carta da Terra em Ação

Publicado às 16:14 por Carta da Terra em Ação
Ação realizada em 17/09/2016  pelos carteiros e carteiras da Turma 13- Bruno Brito, Fabiana Balaguer, Francisco Florentino, Luana Delitti, Luciana Buitron, Rafael Sposito e Regina Fusco.

Bairro residencial pertencente à Brasilândia, o Jardim Damasceno tem uma importante história de luta que tem inspirado, nas últimas turmas, ações socioambientais.

Implantado em 2010, o Parque é parte de um projeto da Subprefeitura, SEHAB e SVMA que busca conter o crescimento urbano sobre as áreas de preservação permanente e prevê a recuperação de córregos e margens. Neste caso, protege a Bacia do Córrego do Bananal, uma das principais Bacias Hidrográficas da Zona Norte, pertencente ao Parque Estadual da Serra da Cantareira.

Parque Linear do Canivete no jardim Damasceno. Créditos: Sun Alex
O envolvimento da comunidade fez do Parque Linear um local de convivência. Ali construíram o Espaço Cultural Jd. Damasceno, espaço de organização popular que colabora na integração da população com Parque promovendo atividadesEntretanto, apesar de todo engajamento, esses espaços ainda enfrentam a falta de público. 

Sensibilizados pela visita realizada no local durante o curso, os carteiros decidiram encarar esse desafio e pensar, em parceria com lideranças locais, nas possibilidades de transformação. A cooperação foi crucial para alinhar as motivações dos carteiros às necessidades da região, desapegando de ideias iniciais para refletir junto à realidade do local e juntos aos moradores.

Nem todas as propostas dos carteiros foram abraçadas pela comunidade, mas alinhados às necessidades do local, eles realizaram a revitalização dos pergolados, trilha afetiva, confecção de bombas de sementes e plantio de mudas no Parque Linear.

Com a união de forças foi possível realizar a ação. Para os pergolados, eles conseguiram as ferramentas e os insumos com moradores e a tinta foi doada por terceiros. As mudas, foram parte doadas pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e outras foram compradas pelos alunos.

Intervenção no parque Linear do Canivete, Jd. Damasceno. Créditos: carteiros idealizadores da ação.
“Durante a atividade, buscamos conscientizar os moradores locais para que eles mesmos passassem a zelar desse espaço de convivência, cuidando das mudas através da rega semanal e da condução adequada de seus ramos junto ao pergolado conforme o crescimento das plantas”, relatou o grupo.

Para a confecção de bombas de sementes, eles utilizaram os recursos locais: argila, terra e sementes de flores, ervas aromáticas e comestíveis. Entregues ao Espaço Cultural, as bombas foram distribuídas para as crianças para serem lançadas nas dependências do parque.

A trilha afetiva foi feita na companhia das crianças do Centro para Criança e Adolescente –Arte na Rua -do Jardim Damasceno acompanhadas pela educadora do CCA e de uma agente de promoção ambiental do PAVS.


Trilha Afetiva no Parque Linear do Canivete. Crédito: carteiros idealizadores da ação.
Quem conduziu a atividade foram os carteiros Francisco Florentino e Rafael Sposito. A dinâmica teve início com uma atividade de apresentação dos participantes e a trilha percorreu a praça de uma extremidade à outra. Além das conversas sobre os aspectos históricos, sociais e ambientais relacionados ao parque, as crianças foram incentivadas a intervir no local deixando mensagens como “plante uma árvore” e “não jogue lixo” e as educadoras, a replicarem a trilha afetiva com outros públicos e lideranças locais.
Intervenção do Parque Linear do Canivete, 2016. Crédito: carteiros idealizadores da ação.
Com a participação ativa da população no processo de decisão e ação, a rede de atuação se sustentou mesmo com o fim da atividade dos carteiros, pois ali foi plantada uma semente e, o mais importante, foram ensinadas as maneiras de cuidá-la para que aquelas pessoas se apropriassem do conhecimento e dessem continuidade ao seu florescer.

É essa rede flexível que se expande a cada ação, a cada semente plantada que o Carta da Terra em Ação (CTA) convida a todas e todos para fazer parte. O Carta é uma forma de fazer que reverbera de cada um de uma maneira diferente.

Na próxima postagem, confira a ação dos carteiros da Turma 12 no Parque Linear do Canivete: um registro das memórias locais em um documentário.