Programa Carta da Terra em Ação

Publicado às 17:07 por Carta da Terra em Ação

Formação de Agentes Socioambientais Urbanos

Um dos cursos mais tradicionais da Umapaz, a Formação de Agentes Socioambientais Urbanos está com inscrições abertas para sua próxima turma. Nossa proposta com esta Formação é fomentar uma Rede de Atuação que, por meio da Educação Ambiental, repense as questões urbanas buscando soluções que tornem nossa Cidade mais sustentável e educadora.

Buscamos incluir a todos em um movimento que vá além dos jargões de “sustentabilidade” mal empregados e banalizados que vemos por aí. Queremos provocar para gerar mudanças de pensamento e que ações emerjam do coletivo.

Em nossa caminhada de 100 horas, a Formação de Agentes Socioambientais Urbanos propõe ao participante estar aberto à diferentes visões do mundo e questionar os padrões impostos. Vale a pena destacar, se estamos questionando nosso norte, será preciso questionar o caminho!

A cidade de São Paulo é nosso palco de estudo, reflexão e ação, procuramos enxergar a beleza de sua caoticidade, dinamismo e sua capacidade de gerar regras próprias: um espaço em constante transformação. 

O curso propõe, como ponto central de transformação deste espaço urbano, organizar a cidade em torno de uma educação que é resultado de uma cidade mais sustentável e articulada. Como guia nessa jornada, temos a Carta da Terra, documento inspirador que chama a todos para o protagonismo, para ser parte de um todo que tem em comum a vontade de agir e transformar, a partir da percepção de que se somos parte do problema e também podemos ser parte da solução.

Mas este é apenas o começo da nossa caminhada coletiva. Abordaremos muitos assuntos nos Ciclos de Aprendizagem, dentre eles: ética, diálogo, sociologia urbana, inovação na cidade, sistemas complexos, parques urbanos, gestão de resíduos, Plano Diretor, entre outros. São mais de 25 assuntos abordados de diversas maneiras desvelando São Paulo, e proporcionando que as ações de conclusão do curso realizadas nesta Formação, possam devolver a nossa Cidade um ambiente mais justo e equilibrado para todos.

Conheça o cronograma dos encontros e se inscreva, clicando aqui.





Serviço: Formação de Agentes Socioambientais Urbanos - Turma 14
Datas: de 10 de abril a 17 de julho de 2017, das 18h30 às 22h
Local: Sede da UMAPAZ - Av. Quarto Centenário, 1268 - portão 7A Parque Ibirapuera 
Vagas: 50 vagas (haverá seleção)

Curso gratuito!

Inscrições até 20 de março, clicando aqui.